Terceira Semana... e vamos lá...

E ai galera do Brasil...
Bom, vou começar hoje explicando o motivo pelo qual demorei a escrever. Sempre que se faz uma viagem dessas como fiz, tipo, ficar um tempo fora, trabalhando e vir para um país onde não se conhece ninguém e a língua e a cultura são diferentes, a gente passa por um período de “semi-depressão” vamos chamar assim. Pois então, passei por isso na segunda semana aqui na Ucrânia, mas já passou, conversei com meus pais e com meus amigos, e claro um pensamento positivo também ajuda. É complicado vir para um país que já foi socialista, pois toda a infra-estrutura ainda é a mesma, aqui, da época da URSS, o clima também contribuiu para este meu período de depre, pois todos os dias são nublados, com cara de emburrado e frios, pois aqui estamos no outono e logo vem o inverno, bem o contrario do meu amado Brasil que está em plena primavera, com chuva, eu sei, mas a temperatura esta beirando os 30ºC por ai enquanto aqui faz uns agradáveis 5ºC, até dezembro pois em dezembro fica mais frio. Ehehhe.
A semana foi corrida, bastante trabalho no centro de línguas que trabalho, bastante aulas para dar, mas foram muito boas. Dou aula para pessoas de 5 à 35 anos de idade, tenho poucos alunos ainda, mas na próxima semana, com o fim da quarentena deles aqui por causa da gripe suína, isso deve mudar. Com essa quarentena está bem complicado viajar, pois a Ucrânia tem um índice considerável de pessoas doente, então como eu estou aqui é difícil me mover para outras regiões da Europa e do próprio país, até porque na região onde fica localizada a minha cidade não há casos, assim melhor ficar aqui e continuar sem casos, do que ficar me movendo e acabar ficando doente. O sistema público de saúde aqui é precário, mais que ai no Brasil, mas funciona, mas não gostaria de visitar nenhum hospital, falando nisso aqui existem vários hospitais em casa cidade, se você fica doente, deve ir ao hospital que fica próximo ao local onde você mora. Outro detalhe para comentar é que as escolas não tem nome, existem escolas em todos os bairro, digamos assim, e cada uma tem um número, Escola 4, Escola 34, e assim por diante.
No Brasil por certo já devem estar começando os preparativos para a época das festas não é, Natal e Ano Novo. Aqui não, o Natal deles é depois do nosso, eles usam outro calendário, então o Natal é comemorado dia 7 de Janeiro, isso mesmo, e não há troca de presente, a troca de presentes é feita na virada do ano, dia 31 de Dezembro. Falando nisso, eles têm as férias de inverno aqui, para as festas, mas esta começa entre os dias 29 e 31 de Dezembro e vai até o dia 10 de Janeiro por ai. Mas nem tudo fica fechado, são mais férias escolares mesmo. Falando em fechar, grande parte dos mercados não fecha trabalha 24 horas por dia todos dos dias. Assim como lojas e centros comerciais, que ficam abertos das 9h ou 10h da manha até as 8h ou 10h da noite.

Parque perto de onde moro

Hoje é dia 15 de Novembro, feriado no Brasil, Proclamação da Republica, aqui é só mais um domingo comum, se bem que após quase uns 5 dias sem sol, hoje resolveu dar as caras, tímido sim, mas de vez em quando aparece.
Vou indo nessa, até mais amigos, e um aperto na gauchada ai...

Comentários

Dany Haas disse…
QUe bom te ver mais animadinho meu amor!!
Ontem era aniver do teu maninho.. vi teu pai e mãe no shopping.. deu uma saudaaadeee!!
Mas aproveita aí xuxu.. estamos todos aqui torcendo para que teus dias sejam mais ensolarados e tua experiência mais enriquecedora ;)
SEJA FELIZ!!! ;)
MWAH MWAH
TE AMO!
Anônimo disse…
Aiiii não tinha entrado aqui ainda!

Vou ler antes de dormir! :)

Depois posto mais coisas!

Beijo Dé!
Samuel Bucher disse…
E ai Dé...

Bacana poder ficar sabendo como as coisas estão indo por ai...saber também como é os costumes do povo dai.

Aproveita tchê!
forte abraço!

Samuel

Postagens mais visitadas deste blog

Costumes e tradições