O começo de tudo...

EU NÃO ESPERO QUE LEIAM TUDO... ATÉ PORQUE EU NÃO LERIA, ACHO, MAS EU TAMBÉM NÃO ESCREVI ISSO EM UMA TACADA...NEH...


E ai galera do Brasil...
Bom o negocio é mais ou menos assim:
Sai de SANTA CRUZ DO SUL em direção ao Aeroporto de POA as 7 da manhã claro como todo mundo cheguei mais cedo para fazer o check-in e tal, bom era 9h 30 quando fiz isso e o aeroporto tinha acabado de abrir, ou seja, decolei era meio-dia, ahhh meu vôo era as 10h40. Despachei minhas bagagens direto para Kiev (capital da Ucrânia).
Cheguei em SAMPA era 14h creio, bom ai eu tinha que fazer algo até umas 19h hora que eu iria fazer o check-in para Amsterdã, mas a moça da TAM me pediu para ir direto ao balcão do Skyteam (KLM, AIR France.....) e ver se ta tudo bem como vôo e tal, eu fui, e logicamente, tava fechado neh..... ai fiquei zanzando por Guarulhos, grandinho lá neh? Deixei um  rim para tomar um café e um croasaint, que caro........ Eras umas, 16h e vi uma “loja” de atendimento do SkyTeam fui lá falei com a moça que atendia da KLM, e ela me falou para fazer o check-in agora, pois já estava atendendo e que atendem todos vôos da Skyteam no mesmo balcão. Eu não captei logo o recado, mas quando fui fazer o dito cujo, ai eu entendi, MDG, o que eram as filas, nossa era gente de mais, mas lá fui eu parei e esperei, fiz o check-in as 18h e pouco, mas tudo bem, fui super bem atendido, bom desde de POA, voando TAM, tipo, não tem é o melhor serviço.
Bom ai missão cumprida fui tomar algo e tal, ai usei a internet, pela tarde também, falei com algumas pessoas ainda para passar o tempo, tipo umas 19h30 entrei para a sala de embarque internacional, sentei pertinho do portão 10 que era o que eu deveria embarcar, e conheci um guria de Curitiba que esta indo para Alemanha visitar o namorado e fazer um curso, ficamos lá conversando e tal, confesso que não lembro o nome dela, mas acho que é Carina, de Curitiba, mas não sei e ai ficamos de papo e comendo umas balas de goma (valeu Rosana Mahl essas balas foram tudo nessa viajem).

O voo atrasou um pouco mas tudo tranqüilo. Tá tipo, nunca fiz uma viagem internacional do porte que eu estava prestes a fazer então eu não sabia o que me esperava dentro do avião, bom para começar o avião é enorme... Na classe econômica, claro, três fileira de três assentos cada, todos com TV, travesseiro e cobertor já postos em cada assento. Muitos comissários, e tudo muito limpo e azul ahehaeh, de primeiro todos aqueles aviso de praxe, mas em três línguas, a primeira é Dutch o idioma da Holanda, depois Inglês e em Espanhol.  E já de cara uma novidade, ao menos para mim, como são muitos passageiros os comissão pedem que os passageiros fechem  os compartimentos de bagagem de mão, achei a iniciativa legal. E ai decolamos tudo tranqüilo, o assento esta até bem espaçoso, sentem num corredor no meio não foi ninguém e no outro corredor um cada de São Paulo, empresário mas jovem tinha 28 anos e estava indo de férias para o leste europeu, bem legal ele, conversamos bastante. Bom conversar erra o passatempo já que o sistema de áudio e vídeo deu umas panes durante a viagem, bom o serviço de bordo foi excelente, logo de cara uma bebida, tinham algumas opções, e uns amendoins. Uma hora de pois a janta, bem boa até, era peixe ou carne, peguei carne lógico, veio tudo em potinhos, mas tudo muito bom. Ai tentei dormir após a janta, mas dormia 1 hora acordava por 30 minutos e assim foi, um pouco de turbulência, nada que derrubasse um copo da mesa de refeições.



 Foram 11 horas de viagem de SP até AMS, como saímos com atraso de SP cheguei em cima do laço para pegar a conexão para Kiev, capita da Ucrânia, mas o legal do aeroporto de Amsterdã é que além de ser todo de vidro, super clean e enorme, mesmo é gigante, agente não precisa caminha muito, vai de esteira, bem rápido e eficiente, mas claro o novato em viagem aqui, demorou um bom tempo ainda para se achar e achar o tal do portão E41, já que eu tinha desembarcado na ala D do aeroporto, mas tudo bem... me achei, ai eu fui fiz o check-in novamente, o legal é que lá existem 6, creio, asas, e cada asa tem uns 4º e poucos portões, viu eu disse que era grande, e cada portão tem uma salinha de embarque, então cada vôo tem uma sala para aquele vôo.



Embarquei, decolamos, mais duas horas de vôo, avisos em Dutch e Inglês desta vez, mais um lanche, bem gostoso, comi um tal de Butter Cake, era bom, é um bolo de manteiga típico holandês. Antes de aterrissar recebi um formulário para preencher, coisas de imigração. Chegando em Kiev, desembarquei e fui para a imigração, um frio muiiiito grande, fui para fila, chegou minha vez, eu esqueci de preencher uma parte do formulário ai o militar pediu, bem grosseiramente, para mim preencher tudo e voltar depois, eu não achava minha caneta e ele também não deu nenhum ajuda, mas um menina me emprestou uma ai preenchi e fui para a fila ai foi uma mulher que me atendeu desta vez, ai foi tranqüilo, liberado, o ultimo do meu vôo, peguei minha malas que estavam paradas na esteira e ai fui para o controle de bagagens, passei no Raio-X de pessoas que tinha coisas a declarar, sim por que se eu fosse na outra fila e eles complicasse eu iria te rum multa, e na tava afim de gastar, passei nada de errado me liberam sem mesmo olhar para as malas, melhor assim, como eu iria explicar a erva e a cunha para o meu Chimas? Saindo da ala internacional eu me dei por conta onde eu estava... Sério ai bateu o desespero. Até então todas as inforções e placas estavam no idioma ucraniano e em inglês, mas quando eu sai da ala internacional era tudo em ucraniano, bom ai tive que achar um taxi para ir até a estação de trem de Kiev, e claro um motorista que falasse um pouco de inglês, bom foi difícil, mas achei. Ah importante, sempre que eu falar o valor das coisas divida por 4.25 e vocês terão o preço em Reais, mais ou menos. Bom do aeroporto até a estação de trem é longe isso eu já sabia, o valor foi de 250grn (Grivinia) uns 58 reais, mas é isso mesmo, pois levei 45 minutos até lá. Bom ai eu quase tive um treco mesmo tudo escrito com aquelas letras deles, lotado de pessoas e eu com duas malas e uma mochila grandona, e uma galera de mascaras, lebrando aqui está começando o inverno e eles estão com medo da gripe do porco. Na duvida enrolei o cachecol até o nariz também. Bom agora o desafio era encontrar alguém da AIESEC KIEV que iria me esperar, mas não achei ninguém, ai tomei coragem e foi falar em inglês com um moça que parecia simpática, lembrando no países do leste europeu basicamente são os jovens, abaixo de 30 anos que fala alguma coisa de inglês, os mais velhos falam ucraniano e russo por causa do regime soviético, lembram? Bom ai ela me falou meio por cima como fazer, e eu fui tentar a sorte na fila, ai um rapaz falou comigo e eu não entendendo ucraniano falei em inglês “Sorry, but I don’t speak ukrainian just English” ai um senhora olhou para mim e queria dizer algo mas também não fala nada de inglês eu olhei para ela e falei “Dnepropetrovsk” o nome da cidade onde eu tinha ir, ela falou umas coisa e fez eu seguir até uma outra fila e La fiquei parou um guri atrás de mim e eu perguntei se ele fala inglês ele respondeu que um pouco sim, ai ele me ajudou a comprar o ticket lá se foram 480grn (106 reais) ele me explicou como ver num painel o meu trem e ai me deixou lá e eu fiquei olhando o tal do painel, que daí tinha em inglês também as informações, e só ali inglês também. Pois o ticket parecia um enigma para mim, mas ai eu fiquei atento, meu trem apareceu no painel e lá fui eu levando as malas pesadassas, mas fazer o que, na estação não tinha carrinhos para levar as malas tudo no braço, que por sinal estão doendo horrores e as costas também. Bom o pior foi ver que para chegar a plataforma de embarque tinha uma escadaria, fazer o que lá fui eu, cheguei lá olhei e tinha dois trens parados perguntei a um rapaz ele disse que era o lugar certo mas nenhum do dois era meu trem falou para mim subir e olhar no painel denovo, que queria matar ele pois subir aquelas escadas com as malas ia me matar, mas eu fui néh... ai vi um tio e perguntei para ele, ele me disse que eu deveria descer que o trem estava lá sim, e se o fereceu para ajudar com as malas, eu sabia que isso não ia ser de graça néh... mas foi baratinho até que foi bom ele levou as malas até minha cabine e lá fiquei, o trem tem aquecimento, a cabine era para duas pessoas ai eu tinha um cama e sofá e em minha frente outra cama e sofá, logo depois, bem como no filme Harry Potter, ai chegou meu colega de cabine, um senhor, médico, fala um pouco de inglês, quando falei que era do Brasil ele começou, Pelé, Kaka, Samba, Carnaval... eu ri e falei, que sim isso mesmo, não dei muito papo pois eu tava casado e ele também, ai comprei uma água e uns amendoins meios estranhos mas gostoso, 16grn (3,75 reais) e ai dormi, foram 8 horas de trem sai as 20h30 de Kiev, cheguei as 4h30 em ponto super pontual o sistema de trens aqui e confiável também. Sai com as malas, e ai fiquei parado na plataforma a moça do trem, comissária, me disse que eu deveria atravessa por baixo da plataforma para ir até o prédio da estação de Dnipro, bom logo percebi mais escadas, eu fui ai passou um carrinho motorizado com um homem dirigindo e falou algo que não entendi néh, como eu não respondi ele continuou, logo na frente uma mulher com uma mala para ele sobe e vai embora, ai eu percebi que eu poderia ter ido bem confortável ao invés de ir andando arrastando duas malas, mas cheguei na aera de cafés e de espera conforme a guria que é era meu contato aqui a Irina me falou, cheguei lá era umas 5 horas já, haviam várias escadas! Sentei e esperei ela aparecer, ela falou que iria as 7 horas, é, duas horas sentado, mas ai foi bom, descasei e fiquei analisando as pessoas do lugar. 




Ai ela chegou as 7 em ponto, me abraçou e tal perguntou da viagem e tudo mais. Me sugeriu colocar mais roupa pois estava frio na rua, eu pus mais um blusão, e ai esperamos mais duas meninas a Anna (Coord. Recepção da @Dnipro) e a Nina (minha guia da AIESEC Dnipro), saímos das estação e formos logo ao lado tomar café, num lugar chamado “Tmaka  Rata” que é um rede de restaurante e lancherias de comidas típicas ucranianas. Tomei um café americano, uma omelete de tomate e salsa e um pedaço de carne de frango com queijo, foi 35grn (8,50 reais).  Saímos dali e fomos pegar um taxi para o meu apto, na saída eu pude notar como a cidade é velha, de certa forma suja nas ruas, carros velhos e novos se misturam, mas os prédios não lindos, e muitas coisas modernas ao mesmo tempo.





Fico em um prédio em algo tipo um condomínio, bem velho, mesmo, meu apto fica no 6º andar e o elevador é mais velho que eu com certeza, tenho medo de usar ele, o bairro é um pouco longe do centro, mas perto do lugar onde vou trabalhar, no meu apto mora uma russa, a Mira, fala um pouco de inglês mas ela é bem legal, até agora foi ao menos, ela me mostrou o apto e onde eu iria dormir, o apto é bastante velho mas tem tudo que se precisa, principalmente calefação, hehehe, ta muito frio gente... Diferenças no apto: porta de entrada dupla para isolar o frio do lado de fora do apto; vidros duplos nas janelas também; dois banheiros, um com uma banheira e pia, não tem chuveiro é um chuveirinho grande que tende segurar para tomar banho; o outro é só o vaso sanitário, vai entender... O fogão é elétrico.





Bom depois desta primeira impressão o pessoas da AIESEC foi embora isso era umas 10 da manhã e fui desfazer uma parte das malas e dormir um pouco. Acordei com a Mira batendo na minha porta dizendo que iria sair e que tinha deixado torradas e água quente para mim fazer chá. Eles adoram chá tomam toda hora. Mas eu dormi de novo, era umas 2h15 da tarde quando tocam na capainha era a Nina e o Sasha meu outro guia aqui em dnipro, ai me arrumei e saímos para ir á uma festa de Halloween de um parceiro da AIESEC aqui. No caminho, me ensinaram como pegar as “marshrutka” van que fazem o transporte publico, custa 2grn (50 centavos) fomos até o centro ai encontramos mais um cara da AIESEC e o presidente da AIESEC Dniepro, Andrei, meu chara ucraniano. Fomos à festa, chegando lá na entrada tinha um trava-lingua em inglês para ler, e ai me apresentaram para o pessoal que lá estava nessa escola de idiomas, Sunset International Training Center, ai nos comemos, comidas típicas, tomei um conhaque para esquentar, ele Põe conhaque ou vodka no chá e no café, ai fizemos algumas brincadeiras, mais AIESECos chegaram, conheci o Steve das filipinas e o Tim do Estados Unidos também estão trabalhando aqui e tal. Chagamos por volta das 16h e saímos as 19h, aqui as 17 horas já noite. Fomos ao MOCT Shopping Center comemos algo e conversamos. Saindo de lá umas 21h caminhamos na rua um pouco e ai vim para o apto pois eu precisava descansar, pois este foi apenas meu primeiro dia aqui.... 



não to passando frio pois todos os lugares tem calefação, e to escrevendo este relato agora, 1º de novembro de 2009 às 1h da manhã.

Comentários

Unknown disse…
Dé, nos te amamos! Tira essa roupa! hehe
Que bom que tudo deu certo e que o pessoal parece legal...
SAUDADES!!!
Espero que tenha levado o kit viagem que te dei! Bjos Rô
Unknown disse…
que bom q chegou "sano e salvo"...eu nao li tudo isso, so vi as fotinhos mas se ve muito legal.... for sure it will be a great experience for you, enjoy it!!
MISS YOU!
Bah cara q legal, eu sei q vc vai ver coisas bem diferentes, desfruta seu tempo lá e curte a neve(afrikansky por é preta) e o frio!!!

E guarda uma nota ucraniana pra mim !!!

PD: ROSANA ELISA viu q lá tem janela dupla pra q o frio nao entre.. pode ser uma boa idea em ST.

Abraços.
Fefetter disse…
Oi meu queridão...ai q inveja te di amado...aki tah um calor dos infernos, e nem sei se o inferno é tão quente...hehehe!!! Ai li td teu post neh, tava com saudades e loka pra saber como tu tava, amei saber de todas estas notícias suas...mas qts erros de português hein...My Godness!!!rsrsrs... manda muitos relatos pra nós, pq qremos saber td, td mesmo!! Grande beijo e tdbom!!!
Dany Bencke disse…
Oi Dé....
Saudades tuas...
Aproveita a tua viagem ,vou acessar teu blog sempre q puder...não pude te ver na tua despedida...pq fiquei sabendo só qdo cheguei lá e vc já tinho sido abduzido..hehehe...encontrei a galerinha lá!!!
Ahh eu li tudinho, pq sou curiosa msm....num adianta!!!
Bjos....te cuida por aí!!!
Jossandro Bala disse…
Grande Dé!!!

Complicado este negócio de ser tudo em ucraniano hein, vai ter que se puxar pra aprender isto aí, hehehe!!!

Bacana o blog cara, manda mais comentários e muitas fotos... queremos ver tudo!!!

Abração, aproveita MMUUUIIITTTOOOO!!!
_R_ disse…
li tudo...
nem foi that hard...

estamos aguardando news...

c ya fella
Dany Haas disse…
Que maratona né? huahuahuahu
Parecia que eu estava me vendo na minha primeira viagem nas tuas descrições huahauahaua
BEIJOSSSSSSSS

Postagens mais visitadas deste blog

Costumes e tradições