Aspectos culturais e outros


Vou falar hoje de coisas, aspectos, sobre a cultura ucraniana e a vida por aqui.
Em primeiro lugar, como já falei antes, aqui se falam dois idiomas, o Ucraniano e o Russo, as crianças apreendem os dois, o russo vem de casa, reflexo ainda da época em que fizeram parte da URSS (União das Republicas Soviético Socialistas), e na escola a educação é passada em ucraniano, mas a lei diz que a língua oficial é o Ucraniano, isto acontece em grande parte do país, principalmente nesta região onde estou, centro-sul da Ucrânia, então todos os materiais publicitários, livros, programas de TV que são vinculados nacionalmente, são em ucraniano, já produções e canais de TV regionais, são em russo. Bom eu não sei quando eles estão falando o que, mas sei que falam os dois idiomas. Eu estou apreendendo algumas palavras e frases em russo para poder me virar aqui.
As ruas são bem largas, a maioria asfaltada, inclusive nos bairros, porém são antigas, velhas, e algumas tem grandes buracos ou desníveis. Moro num bairro chamado “Pábiêda 6” fica a uns 15 á 20 minutos do centro da cidade. É um lugar tranqüilo basicamente de moradia mesmo. Bom os sinais de trânsito são iguais aos do Brasil porém a seqüência de mudança das cores é um pouco diferente, verde; verde pisca 3 vezes; vermelho; vermelho e amarelo; verde, e ai tudo de novo. Quase todas as ruas têm nas esquinas sinaleira para pedestre também, nos lugares onde não tem essa sinaleira, mas tem faixa de segurança, os carros param para as pessoas atravessarem, e param de verdade. 





Comidas, bom eles adoram sopas que aqui eles chamam de “Borch” é um tipo de sopa que vai frango e batatas como base e ai se adiciona o que quiser, tipo uma canja de galinha. Também eles adoram pepinos e tomates, estão presentes em quase todos os lanches, saladas e em alguns pratos quentes. Cogumelos também els gostam muito de cogumelos, e os deles, são grandes, não é como os nossos ai que são pequeninos e caros, em conserva ou secos, aqui é natural e são grandes mesmo e bonitos. Eles normalmente usam três pratos para comer a refeição, um prato com a sopa, um prato com o prato quente normalmente, carne de galinha e batatas (assadas, fritas, cozidas ou em purê) e uma terceira tigela para por a salada, que normalmente é misturada já, repolho, tomate, cebola, pepino, em fim do que quiser fazer a combinação e em muitos casos, misturam maionese junto. É bom, eu gosto da de franco com pepino, tomate, cebola, cogumelos e queijo, mussarela em cubos.Eles comem muita carne de frango, porco, peixe e presunto também, e claro salsichas existe vários tipo desde embutido aqui... de tudo que é tamanho e com sabores diferente, coma com cuidado, pois nesses embutidos nunca se sabe o que vai ter. Mas se entusiasme, a comida deles aqui é bem pesada, pois vai muita batata, massa, e arroz, japonês, e usam muita gordura, manteiga ou óleo para fazer as comidas, então é comum se sentir pesado depois de comer algo, mesmo que em pequena quantidade, deve ser por isso que eles bebem tanto chá. É chá e a moda aqui, se toma chá á qualquer hora do dia existe vários sabores de chá, alguns tomam com açúcar outros sem, mas chá é chá.





Bebem também aqui muita cerveja, eles têm suas marcas nacionais de cerveja e gostam muito, as vezes saio para trabalhar pela manhã e já tem gente tomando cerveja na rua, e entram microônibus com cerveja, bom é super tranqüilo tomar cerveja em qualquer lugar. Adoram vodka também todas as comemorações ou encontros de amigos só é valida se houver ao menos uma garrafa de vodka. Outra coisa interessante são os sucos, tem sucos de frutas básicas, como nós temos ai no sul, mas tem também sucos prontos em caixa que são mixes de frutas, alguns tem um gosto estranho, mas outros tem um gosto bem bom.
Eles gostam muito de café, mas não produzem um grão de café se quer, compram as empresas aqui compram café da América do Sul, de países como o Brasil, dizem eles que o Nescafé aqui não é muito bom, que a melhor marca é uma tal de Jacobs, mas de café mesmo nas embalagens tem pouco, eles fazem um coisa mais artificial. É comum aqui por bebidas alcoólicas nos cafés e chás, para ajudar a esquentar no inverno. To são ainda, ok....


Então... chega por hoje.... Até mais... e por favor comentei mais..... to me sentindo abandonado.... ehhehe.... Fui!

Comentários

Alex S disse…
Eaeee Dé...to comentando pra tu saber que eu to acompanhando euaeuaheuahe

Show de bola essa vida européia ai, mto legal. Quero ir praí um dia tambééém hahahah

(mas que esses rango são umas gororoba, tá louco, bah heheauheauhe)

Abraçoo

Postagens mais visitadas deste blog

Costumes e tradições